domingo, 29 de janeiro de 2017

CONTO

                       Nata 

              A cidade que se existisse Seria há de seus sonhos. 

           Nata 

    Era uma cidade pequena, isolada e tranquila cidade, ou melhor, dizendo; um vilarejo, onde todos viviam em paz e harmonia. Nata era o nome daquele belo vilarejo, onde o compromisso de todos era com a felicidade! Só tinha seis ruas; não tinha prefeitura, prefeito e nem vereadores, sendo assim ninguém pagava imposto, no entanto suas ruas de terras firmes eram bem limpas e arborizadas, sendo cuidada somente pelos seus moradores, Nata contava apenas com um pequeno armazém, uma pequena farmácia uma Igreja e um bar que diferente dos outros de outras cidades, ele esta quase sempre vazio. Todos se conheciam e se ajudavam uns aos outros.  Nata foi criada por uma família, a família dos Natas, os quais cansados de viverem em cidades grandes, onde eram dominadas pelo poder dos políticos, com altos impostos e sem paz até para dormirem. Decidiram comprar umas terras bem distantes dos centros urbanos e lá irem morar, e assim o fizeram e eram felizes. Colhiam frutos nos quintais, as galinhas eram soltas e até os animais que criavam eram misturados e tinham uma boa convivência com os silvestres, carro era usado só para ir a alguma cidade grande, tudo pensando em terem uma cidade tranquila e sem poluição. 
    Em Nata o sol era esperado pelos moradores com tanta alegria que seu brilho mais parecia um sorriso, e mesmo antes que ele cumprisse sua missão de o dia iluminar e para a lua a missão passar, ela já estava lá, podendo ser vista por todos, que até parecia dizer; já estou aqui para sua noite clarear. 
     Quando por ali ia alguém, a alguém visitar logo pensava em ficar, mas logo este era desanimado pelas exigências de seus moradores pensando em nunca deixar a paz de a aquele lugar acabar. Só assim continuavam felizes. 
     Felizes até que um dia ali chegou tal sabe tudo! E com ele as mudanças, mudanças que tirou a paz do povo daquela cidade.  Ele logo começou a fazer medo na cabeça dos jovens, dizendo que era muito perigoso ali não ter uma delegacia, pois e se a cidade fosse invadida por mal feitores, como seria defendidos?              E que também precisavam cobrar progresso como uma linha de ônibus, por exemplo, entre outros. E pela sua influencia os moradores acabaram aceitando a principio um posto médico, o qual foi importante, mas também a tal delegacia, esta já começou a complicar, porque nem tinham serviços para os policiais, mas tinham que pagar seus salários, em seguida foi a tal linha de ônibus, esta sim acabou com a paz e tranquilidade de Nata, pois o tal ônibus traziam os curiosos chamados de turistas, ai sim, a cidade foi mudando e mudando para o pior, eram suas ruas sujas, dias e noites barulhentas, as margens dos rios sendo destruídas pelos acampamentos e com as consequências de tudo isto os peixes também foram sumindo e os animais silvestre desaparecendo. Com tudo isto seu povo foi perdendo a alegria e amor que tinham por Nata. O tal sabido, logo se tornou prefeito e começou a se achar o dono da cidade, e além de querer mandar em Nata também começou a dominar sua gente, e cobrar altos impostos como nas grandes cidades, mas se isto não o bastasse também decidiu mudar o nome da cidade para...... E não era isto que a família dos Natas queria para suas vidas. O desassossego foi tanto que aquelas famílias de uma noite para o dia sumiram dali! E ninguém sabe como saíram e nem para onde foram. Já disseram que eles foram pra outras terras bem  distantes e que construíram outra cidade e até já disseram que o nome da cidade é Nata da Paz, mas que desta vez tomaram cuidado para que ninguém os encontre e que lá só vive a família dos Natas e alguns amigos muito próximos. E a antiga Nata virou somente uma cidade abandonada, suas casas de portas abertas e sem moradores, suas ruas quase todas cobertas por capim e que seu único morador é tal senhor sabido, ou seja, o tal prefeito, dizem que ele vive andando de um lado para o outro, esbravejando todos que se foram, e te deixaram ali tomando conta de tudo sozinho, dizem que ele ameaça a tomar todas aquelas propriedades para ele. Dizem que ele fala que com isto se torna o homem mais rico da cidade, ai ele quer ver quem manda! 
Enquanto isto se sabe que: em um lugar; incerto e não sabido, a nova Nata tem tudo que nesta vida uma pessoa precisa para viver, a paz, o amor e alegria, dizem que eles nem gostam de lembrar-se do acontecido, e que as ruas são tão estreitas que mal cabe as pessoas e seus animais, suas casas são cobertas por flores, e que a cidade tem cheiro de amor, felicidades e flores. E que seu povo agora vive a cantar, dizem que: até pra se falar uns com os outros é sempre a cantarolar, também disseram que quando por ventura por lá aparece alguém que eles se fingem de seres estranhos somente para amedronta-los Fala se que Nata é a cidade mais estranha e mais bonita da terra, e que felicidade maior do que a daquela gente no mundo não há. 
Pra dizer a verdade eu queria seu um  Nata, e em Nata poder morar. 
Ironita Mota 

Nenhum comentário:

Postar um comentário