quarta-feira, 27 de setembro de 2017

NITA _ BONECA BONITA

             

                                                   A boneca

Passando por rua, de um setor da periferia da cidade, vi uma menina sentada na porta de sua casa, debaixo de uma árvore, brincando com uma boneca suja, sem as pernas e com os cabelos quase todos arrancados mesmo assim ela estava embrulhando-a com um pedaço de pano e ninando sua boneca; fiquei por alguns minutos ali, parada observando a alegria daquela criança, pois ela conversava e acariciava sua velha boneca, como se estivesse com uma linda... E cara boneca, então resolvi me aproximar e lhe pedir a boneca. Ela me respondeu com tanta simplicidade que me comoveu, ela me disse só tenho esta tia, mas eu deixo você brincar com ela um pouquinho.
Eu com os olhos cheios de lágrimas e o coração doendo; mesmo assim tive forças para continuar falando com aquela bela menina, e lhe perguntei;
Quem lhe deu esta, boneca foi sua mamãe, ela me respondeu não tia, eu achei no lixo, e mamãe lavou para mim, eu continuei, e no natal, você ganhou uma boneca? Ela- não, 

eu não ganhei porque a mamãe não estava trabalhando mas ela me disse que assim que sobrar algum dinheiro, ela vai comprar uma novinha para mim. Foi ali diante daquela sena que eu descobri, o amor, á humildade e o companheirismo. Pois percebi que quantas pessoas tem tanto, mas não tem aquela felicidade.
Á garotinha mesmo com todo aquele amor, ela me ofereceu seu brinquedo, para que nos duas dividíssemos os momentos de alegria em brincar com aquela humilde boneca.
NITA
A Boneca Bonita_ Vestido de Chita
Um dia passeando em uma feira de artesanatos, andando entre muitos e belos trabalhos manuais deparei-me com uma linda boneca de pano, com um bonito vestido de chita e com um belo par de olhos que pereciam me olhar, e seu olhar me pedia, me leve para casa, quero uma doninha!
Naquele momento lembrei-me daquela menina da periferia da cidade, imediatamente a comprei e ainda comprei vários vestidinhos com estampas diferentes, para que a bela menina assim pudesse brincar e trocar suas roupinhas sempre que desejar.
Com muita ansiedade segui rumo àquela simples e pequena casa, onde aquela pequena e linda garotinha que além de ser uma menina humilde e carinhosa, ainda tinha um coraçãozinho que valia ouro, cheio de amor.
Quando cheguei à porta da casa, a porta estava fechada, mas também naquele horário o sol estava muito quente, ela não poderia mesmo estar lá fora brincado, então bati na porta, precisava muito entregar a boneca para aquela linda menina.
A mãe veio abriu a porta e a garotinha veio correndo... E imagine! Ela me reconheceu, e disse; a senhora veio brincar com minha boneca? Antes mesmo que eu pudesse responder, ela deu-me a resposta e saiu imediatamente dizendo já vou pegar pra gente brincar. Em poucos segundos lá vem ela com a mesma boneca, sem as pernas, sem os braços e com os cabelos quase todos arrancados, ela já o pano nas mãozinhas para que pudéssemos a embrulhar.
Naquele momento eu mais uma vez vi o quanto aquela criança merecia ser feliz.
Peguei a boneca dela e a outra que eu havia levado, e mais uma vez ela me deu um choque de emoção, quando eu ofereci a ela e propus uma troca, eu á disse; querida você quer trocar esta sua boneca por esta?
Ela me respondeu... Tia eu queria muito uma boneca igual a sua, mas eu não posso trocar minha bonequinha, eu gosto muito dela, mesmo assim toda estragadinha, a senhora pode brincar com a minha, já que a senhora gostou tanto dela também, mas trocar eu não tenho coragem. Naquele momento eu e a mãe dela começamos a chorar, e a menina nada entendeu e disse por que vocês estão tristes? Eu estou feliz porque temos visitas.
Á abracei e entreguei a ela a nova boneca e disse meu amor eu vim te dar esta de presente, só estava brincado com você.
Ela me abraçou fortemente e me disse muito obrigada tia! E como a boneca bonita falava e chorava, ela disse; esta vai estudar comigo, pois ela até parece de verdade!!!
Fiquei ali mais algum tempo conhecendo um pouco daquela família e de seus vizinho. Daquele dia endiente compromete comigo mesma que iria presentear as crianças daquele setor com brinquedos para fazer a alegrias delas e com livros para ajudar a garantir que elas tivessem a chance de um futuro com cultura e assim ter, e fazer um mundo melhor.
Passei a fazer visitas constantes e levar também outras pessoas e até crianças que tinha outro padrão de vida para que pudesse conhecer e também ajudar, aquele outro lado da humanidade que vivia em situação financeira diferente, e em pouco tempo já podíamos ver que muitas coisas ali mudavam.
Eu e outras pessoas começávamos a ficar felizes por ver naquele rostinho e em outros iguais a ela o sorriso, o brilho nos olhos e até começamos a ouvir histórias criadas pelas crianças que lia os livros levados por nós, e que com eles despertavam os instintos para varias profissões, como; a de médicos, professores, cabeleireiros, dentistas e inclusive a de ser escritores, cantores e até compositores, além de muitas outras...
Aquela garotinha que o nome era Anita, que foi a minha força de vida, começou a contar cada histórias que fazia a mim e a todos rir muito.
Imaginen!
O que Anita começou a falar que a Boneca Bonita fazia; e sempre nos falava em forma de musica.
Vejam a musica que Anita criou dizendo que era uma historinha que a boneca contava para ela e que ela resolver transformar em musica, a qual ela compartilha com todos vocês.


BONECA BONITA
Vestido de Chita
Boneca Bonita vestido de chitaaa, ela fala, ela canta, ela chora e até conta história que ninguém acredita...
Ela diz que é amiga de um belo pavão o qual lhe conta CAUSOS de todo sertão...
Ela diz que ele diz, que lá na floresta toda bicharada vive em festa...
Que o raiar do dia traz alegria... E que o entardecer é uma poesia.
E que os pássaros voam fazendo acrobacias... Para saudar a noite e agradecer o dia.
Com carinho EU!
Autora
Ironita Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário